"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

26.5.08

Com quase uma hora de atraso (nem os horários das novelas respeitam...)

OS AMIGOS DE ADOLFO
5. A Casa da Rua Garibaldi


O episódio abre em clima de suspense. Seguimos um homem dos seus 45 anos de idade, com o seu quê de misterioso, pelas ruas de uma capital europeia. O homem chega a casa. Abre a sua caixa de correio. Lá dentro está um envelope. O homem olha com interesse para o envelope. Antes de entrar em casa, certifica-se mais uma vez de que não está a ser seguido. Uma legenda esclarece-nos um pouco: Viena, 1954.

Corta para dentro da casa do homem, que não é outro que não Simon Wiesenthal, o mais célebre dos caçadores de nazis. Wiesenthal está a abrir o envelope. Lá dentro está um postal, remetido da Argentina. No postal lê-se: "Ich sah jenes schmutzige Schwein Eichmann. Er wohnt beinahe in Buenos Aires und arbeitet für ein Wassergeschäft”.

Tomando em consideração a parte do público que não lê alemão, uma voz off traduz: “Vi aquele porco do Eichmann. Ele vive perto de Buenos Aires e trabalha numa companhia de águas”.

Excitado com as notícias, Wiesenthal guarda o postal e sai imediatamente de casa. Corta para Wiesenthal a entrar na embaixada de Israel em Viena.

Corta para Buenos Aires. Um grupo de jovens, rapazes e raparigas, convive animadamente. Um dos mais animados é um jovem a quem os outros tratam por Nicholas. É um rapaz muito gabarolas. Orgulhosamente, o rapaz diz para uma rapariga que parece bastante atraída por ele: “Sabe, o meu nome nem sempre foi Nicholas. Chamo-me Klaus. Klaus Eichmann.” E prossegue, exaltando os feitos do seu pai ao serviço do III Reich, nomeadamente no que toca à Solução Final. A única coisa que Klaus lamenta, a esse respeito, é que o trabalho não tenha sido levado até ao fim. A rapariga disfarça bem, mas vemos que fica algo incomodada com a conversa.

Corta para casa da rapariga. Sylvia, pois é essa a sua graça, conta ao pai o que aconteceu com Nicholas/Klaus. O pai, Lothar Hermann, fica extremamente perturbado. E não é para menos. Hermann é um ex-residente do campo de concentração de Dachau, onde Eichmann prestara serviço como administrador.

A pedido do pai, Sylvia dirige-se à casa de Nicholas/Klaus, na Rua Garibaldi, na zona de San Fernando. Um senhor de óculos e em adiantada recessão capilar abre-lhe a porta. Sylvia pergunta por Nicholas. O senhor diz que ele não está. Sylvia pergunta se ele é o pai. O senhor confirma. Sylvia agradece e retira-se.

Hermann não perde tempo a transmitir esta informação. Contacta responsáveis israelitas, que passam a trabalhar em estreita ligação com ele nos anos que se seguem para se informarem sobre Eichmann e formularem um plano para o capturar.

A Mossad começa a vigiar constantemente a casa da Rua Garibaldi e os hábitos do dono da casa. Não restam muitas dúvidas de que o homem é Eichmann. Mas também não há provas. Até que...

Até que chega o dia 21 de Março de 1960. O fim do dia, mais concretamente. O careca-caixa-de-óculos sai do autocarro e dirige-se lentamente para casa. Traz na mão um ramo de flores, que entrega à mulher que o recebe à porta. Os filhos estão vestidos para uma ocasião especial. Pela noite fora, os agentes da Mossad ouvem risos e todos os outros sinais da festa que decorre dentro da casa da Rua Garibaldi.

Plano revelador da troca de olhares entre os membros da Mossad. Agora eles têm a certeza: Riccardo Klement, o careca-caixa-de-óculos, é mesmo Eichmann. 21 de Março é o aniversário do casamento de Adolf e Veronica. Estando-se em 1960, o casal Eichmann está a comemorar as suas bodas de prata.

O episódio termina sob o signo da boa disposição, tanto no interior como no exterior da casa da Rua Garibaldi.

(Continua)

AMANHÃ - A não perder, de forma alguma - OS AMIGOS DE ADOLFO - A sua blogonovela da vida real aproxima-se do final - O raio do homem safa-se ou não? - A Mossad cata o gajo ou não cata? - QUE NERVOS!!! - Envie um SMS seja para quem for e diga o que quiser sobre OS AMIGOS DE ADOLFO - Quem enviar mais SMS habilita-se a poder ganhar um talão para um sorteio de duas viagens para 1 pessoa a Buenos Aires

No comments: