"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

27.2.06

Pôr isto e pôr aquilo


Em Portugal, de há uns tempos a esta parte, o verbo pôr caíu em desgraça. Nada se põe, tudo se coloca. Não se fazem perguntas que é feio: colocam-se questões. A todo o momento alguém é colocado perante uma hipótese. Aquele sujeito ali não está fora de jogo porque o outro sujeito acolá o está a colocar em posição regular. Se as galinhas pensassem em português pós-moderno não punham ovos: colocavam-nos. Menino Pedrinho: não se coloca o dedo no nariz. E adonde é que a senhora quer que a gente colocamos os azulejos, minha senhora? Esta é a única democracia em que ninguém vota: colocam-se votos nas urnas. A única coisa que se continua a pôr, a única coisa que resiste à colocação, são os cornos.

5 comments:

L. Rodrigues said...

Acho que colocaste o dedo na ferida. O verbo pôr é por demais complicado e dado a confusões e perplexidades. Puseste-o? Pu-lo. Pôr acento em pôr, mas não em por?
São coisas que colocam a cabeça de uma pessoa a andar à roda...

L. Rodrigues said...

Além disso, resistem os cornos, mas os pares de bandarilhas, colocam-se.

Anonymous said...

A propósito do assunto em epígrafe gostava de salientar o mais recente fenómeno linguístico: o muito em voga "fantástico". Nos dias que correm, já nada é espectacular, brilhante,impressionante, incrível, impecável, à maneira, altamente. Não! Tudo é, simplesmente, fantástico.
Bom, e o que dizer do anglicismo galopante que grassa por entre produtos, serviços, marcas, bares, cartões de crédito, e sei lá mais o quê, neste país?
Já o saudoso Eça falava dessa eminente prova de provincianismo. Mas pelos vistos pouco mudou desde então. Limitámo-nos a atravessar linguisticamente o Canal da Mancha. Ou, digamos, o Atlântico...

José, o Alfredo said...

Foi um crossover. Um challenge com elevado return. Um dia destes reuni com um cromo que falava variadas vezes em íchiu. Que o íchiu era este, que o íchiu não era aquele... Levei uns minutos a atingir o ponto: era o issue. Mar da foca!

Anonymous said...

Fantástico, esse caso que colocas... Suponho que o melhor é evitar o stress. Ir à net, fazer uns downloads, ver a bola com uma box pirata... ou ir a um spa, comer light, arranjar um personal trainer, estar no jet set, ser fashion, enfim... ser cool!