"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

26.2.06

As Piores Decisões do Mundo - V


A indústria automóvel é fértil em decisões infelizes. O Renault 12, versão berlina, todo ele, é um exemplo que acorre à mente... Mas Frost dá outros, entre os quais destaco um que tem o Carocha como protagonista.
Em 1948 a fábrica da Volkswagen foi objecto de inspecção por peritos britânicos e americanos. Objectivo: avaliar as suas potencialidades como contribuição para as indemnizações pelos danos e demais incómodos causados uns anos antes pela rapaziada alemã. O único produto da fábrica era o Carocha, concebido antes da guerra como o 'carro do povo' para os trabalhadores alemães (com um dedinho criativo do próprio Tio Adolfo, segundo rezam as crónicas). A tarefa dos peritos consistia, portanto, em avaliar as possibilidades do Carocha no mercado do pós-guerra.
A delegação americana era chefiada por Ernest Breech, Presidente da Ford Motor Company. "The car is not worth a damn", foi o seu veredicto. Sir William Rootes, pela parte britânica, concordou: "o Volkswagen não preenche os requisitos fundamentais de um automóvel".
Na realidade, este post poderia chamar-se As Piores Decisões V e VI. Posta de parte a hipótese Carocha, a Ford virou-se para a concepção do automóvel ideal para o gosto americano. A pesquisa de mercado, ciência recém-nascida, foi exaustivamente aplicada e nem o nome da novíssima viatura lhe passou ao lado: Edsel. Um nome que rapidamente se tornou sinónimo de flop (dois anos, dois meses e 15 dias foi quanto durou a sua vida nas linhas de montagem, a 350 milhões de dólares de distância de deixar de dar prejuízo).

1 comment:

José, o Alfredo said...

Poucas vezes, mesmo dentro do D. Maria, terá havido espectáculos daquele calibre. Se bem me lembro, havia uma certa tia (madrinha? prima?) por trás do voluntarioso 126... Onde se encontram outras personagens de raríssima beleza é aqui: http://www.microcarmuseum.com/info.html