"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

17.2.06

Sexta-feira 13

Hojé é sexta e são 13 horas. Faz hoje 111 anos que o sr George B. Selden recebeu a patente do primeiro automóvel movido a gasolina. Era uma ideia que já lhe andava a ocupar a mente há 16 anos, desde os seus dias de soldado de infantaria em plena Guerra Civil americana. A este cavalheiro se deve, consequentemente, a morte do insigne Johnny Horton, cantor country e rockabilly, num acidente rodoviário às portas de Milão, há exactamente 46 anos. Em vivo foi homem para ocupar os tops durante nada menos que 6 semanas com o estrondoso "Battle of New Orleans". Informação desinútil? Não posso garantir.

Nota do editor: Devido a um lamentável lapso, os factos referidos ocorreram a 5 de Novembro, o que pode acentuar a desinutilidade da informação. Ou não.

5 comments:

L. Rodrigues said...

É um problema delicado, o da responsabilidade histórica.
Afinal o que nos impede de ir mais longe, e responsabilizar pelos acidentes de viação e pelo aquecimento global, o primeiro homem que achou que antes queria estar ali do que aqui?
Afinal, se estivéssemos quietinhos, não eram precisos carros para nada...

L. Rodrigues said...

Isto dos blogues é descontagioso, não?

José, o Alfredo said...

Para além de descontagioso, isto dos blogues começa a parecer-me desocioso. Não tenho presente a velocidade a que se desloca o planeta Terra, e muito menos se essa velocidade será absoluta e/ou relativa, mas tenho a noção de que é um valor respeitável. Donde se segue que, se todos - mas tinham de ser mesmo todos - estivéssemos bem quietinhos, talvez fôssemos a algum lado. Onde é que eu quero chegar? Não posso garantir.

Anonymous said...

A circunferencia da terra no equador é de 25mil milhas. Ora, sabendo que a Terra faz uma rotaçao completa em 24h, concluimos que a velocidade de rotação do nosso planeta é ligeiramente superior a 1000 milhas por hora.
A outra velocidade, a do movimento da terra à volta do Sol, parece que não nada longe das 67mil milhas por hora.
Um pouco mais complicado será calcular a velocidade a que um determinado ponto da superfície da terra se desloca em relação ao Sol, ou até mesmo a velocidade a que nos deslocamos na nossa viagem pela galáxia. Já para não falar que a própria galáxia se desloca no espaço intergaláctico.
O melhor mesmo é ficarmos queitinhos.

José, o Alfredo said...

O próprio Confúsio não saberia equacionar melhor a questão, caro Varela.