"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

18.2.06

As Piores Decisões do Mundo - I


Na primavera de 1914 o Coronel Apis Dimitrievic, líder do grupo terrorista sérvio Mão Negra, decidiu armar um punhado de jovens patriotas, chefiados por Gavrilo Princip. Estes rapazes tinham um plano: assassinar o Arquiduque da Áustria (o famoso Franz Ferdinand) durante uma visita a Sarajevo. As consequências desta decisão, directas e indirectas, não deixam de impressionar:
28/6/1914 - Arquiduque e respectiva esposa são assassinados.
23/7 - Império Austro-Húngaro impõe um ultimato à Sérvia.
26/7 - Áustria mobiliza forças na Frente Russa.
28/7 - Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.
1/8 - Alemanha declara guerra à Rússia. França mobiliza-se. Itália declara-se neutral.
2/8 - Alemanha ocupa Luxemburgo e lança ultimato à Bélgica.
4/8 - Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha. Estados Unidos declaram neutralidade.
5/8 - Áustria-Hungria declaram guerra à Rússia.
6/8 - Sérvia e Montenegro declaram guerra à Alemanha.
10/8 - França declara guerra à Áustria.
12/8 - Grã-Bretanha declara guerra à Áustria.
15/8 - Japão lança ultimato à Alemanha.
28/8 - Áustria-Hungria declaram guerra à Bélgica.
E pronto. Assim se atingiu aquilo a que se veio a chamar, pela primeira vez, uma Guerra Mundial. A única grande potência que não se envolveu em consequência directa da acção da Mão Negra foram os Estados Unidos. Mas, um ano mais tarde, o Capitão Walter Schweiger tratou desse assunto. Comandava na altura o submarino de matrícula U-20. Avistando o paquete britânico Lusitania ao largo da Irlanda, a 7 de Maio de 1915, decidiu seguir a recente e edificante orientação do Alto Comando alemão e lançar torpedo sem aviso prévio. Entre os 1200 passageiros que seguiam a bordo do Lusitania contavam-se 128 norte-americanos. Na sequência directa deste acto, os EUA lá entraram na festa...
Não sei porquê, mas prevejo vida longa e rica para esta rubrica. Sempre que os noticiários não se mostrarem à altura, lá estará o meu pequeno mas bem recheado livrinho de um tal David Frost, justamente intitulado "The World's Worst Decisions" e ainda mais justamente sub-intitulado "I could have kicked myself". A primeira publicação na Grã-Bretanha é de 1982. Cá fica então o primeiro exemplo, a que Frost chama Oh, What a Lovely War. A tradução é da irresponsabilidade do Desinfeliz.

1 comment:

L. Rodrigues said...

Curioso... até 28/7 a coisa passava-se só entre a Àustria e a Sérvia. De repente a Alemanha declara guerra à Rússia? E logo a seguir ocupa o Luxemburgo? A guerra à Rússia foi só para apanhar os Luxemburgueses desprevenidos?
"Sneaky bastards..."