"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

23.2.06

Ultraviolência



Ouvi agora a notícia da morte de um sem-abrigo, creio que no Porto. Ao que tudo indica, terá sido espancado e apedrejado por um grupo de adolescentes. Impossível não recordar a Laranja Mecânica. Difícil não relembrar a questão: What's it going to be then, eh?

4 comments:

Anonymous said...

Não há volta a dar.
O nosso futuro há-de ser sempre o passado dos outros.

p.s. Se possível, penso que seria interessante saber quem são os autores das ilustrações que colocas, assim como outras informações sobre as ditas.

abraço

José, o Alfredo said...

Se possível... Neste caso, é a capa de uma edição da Penguin, gamada na net. Por acaso tenho-a em casa, o que poderá permitir apurar a autoria. Ou não... Mas também só tu para me vires dar mais trabalho!

Anonymous said...

Esta é de facto uma notícia tão desinfeliz que nem se me ocorre dizer nada de coerente... E parece que o pobre diabo, além de sem-abrigo era igualmente travesti e toxicodependente. O que nos permite discorrer sobre o seguinte: fosse o desgraçado "apenas" sem-abrigo e talvez ainda estivesse vivo. Ou talvez não... de qualquer forma, para além do paralelo evidente com o filme do saudoso Kubrik, não consigo deixar de pensar num dos desportos preferidos dos skinheads, em plena década de '80: precisamente espancar alcoólicos, desalojados, mendigos e outros desinfelizes em geral... como bem disse o mf, o passado dos outros ainda e sempre a regressar ao futuro. E agora, what's it going to be, then?

José, o Alfredo said...

Outra questão que não muda o essencial do filme mas ainda assim faz alguma diferença no enquadramento: as Oficinas de S. José no Porto, onde os miúdos são/eram internos, será o mesmo que as Oficinas de S. José em Lisboa, ou seja os Salesianos?