"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

13.3.08

O Pós-PPD/PSD

Eu não tenho nada a ver com o assunto, mas mesmo assim custa-me um pedacinho ver o que se passa no PSD. Para além do incómodo natural de ver e ouvir espécimens como o sectário-geral Ribau ou Bota, o grosseirote (como tão bem o classificou Lobo Xavier), custa ver o suposto partido de alternativa de poder transformado em partido de alterne.

Se bem me lembro, até agora as grandes questões levantadas pelo pós-PPD/PSD foram: a forma de pagamento das quotas dos militantes do pós-PPD/PSD; a publicidade na RTP1; o novo símbolo do pós-PPD/PSD; a outra que de momento não me ocorre. Tirando a última, que continua a não me ocorrer, e tirando também a primeira e a terceira, que só interessam verdadeiramente aos militantes do pós-PPD/PSD, resta a segunda.

Algumas semanas de profunda reflexão estratégica e talvez mesmo de aturados estudos económico-financeiros permitiram ao líder do pós-PPD/PSD identificar um dos principais problemas do país (a existência de publicidade no canal 1 da RTP) e prometer a solução que se impõe (acabar com a dita publicidade no dito canal). Ficamos a saber que, para além de questões internas de tesouraria e de simbologia, o pós-PPD/PSD não tem mais com que se preocupar, ou acha que o país não tem mais com que se preocupar, o que vai a dar no mesmo.

Claro que os únicos verdadeiros destinatários da mensagem são a SIC, a TVI e algum eventual terceiro operador privado. Os accionistas das privadas são os únicos que legitimamente, numa altura destas, podem estar preocupados com o assunto. É óbvio que este pós-PPD/PSD não vai chegar ao governo nem que a vaca tussa, e mesmo que, por absurdo e por alucinação colectiva do eleitorado, lá chegasse, não iria certamente cumprir promessa nenhuma, quanto mais essa.

Também é óbvio que o Balsemão e os ustédes da Prisa não serão tontinhos e ingénuos ao ponto de acreditarem na promessa, mas ficam a saber de ciência certa aquilo de que todos já desconfiávamos: o pós-PPD/PSD é um partido de alterne, que se vai vender a quem o quiser comprar.

O que pode levar alguém a querer comprar o Ribau, o Bota e o Menezes, é mais do que a minha imaginação alcança. Mas que los hay malucos para tudo los hay...

1 comment:

Anonymous said...

... hay que maluqueira... hay senhores, que estão todos loucos, hay estão, estão. Como é que diz o povo? quem não os conheça que os compre?... só que eu conheço-os bem, hay conheço, conheço...