"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália
28.5.07
De puto a velho em meia dúzia de páginas
Um puto. Um autêntico puto. Como chamar outra coisa a alguém que nasceu em 1976? Não vou dizer que podia ser meu filho, porque em 1975/76 a minha vida social ainda não tinha atingido esse patamar. Mas não seria biologicamente impossível.
Claro que podia chamar-lhe simplesmente João Pereira Coutinho, sem o puto (que, mesmo assim, não seria do pior que lhe têm chamado). Confesso que, apesar ou talvez por causa das diferenças (geracionais e ideológicas, por exemplo), nunca desgostei de o ler. Antes pelo contrário. Mas também não andava para aí doido a ler tudo e mais alguma coisa do puto, nem entrava em depressão se perdesse uma ou duas dezenas de colunas. Achava piada ao puto, pronto.
Mas confesso que não esperava lê-lo e sentir-me, subitamente, identificado com ele. Com o puto. Então não é que, lá pelo meio da Avenida Paulista (que a Sábado ofereceu, e que é uma colectânea de crónicas publicadas na Folha de São Paulo, ou seja, como prometido pela publicidade, inéditos para o leitor tuga como eu), o puto se revela um verdadeiro e profundo apreciador de P. G. Wodehouse, esse Mestre entre os mestres, que tantas vezes ajudou a iluminar os últimos estertores da minha adolescência e os primeiros e titubeantes passos na idade adulta (ou seja, até hoje)?
Agora, ainda a meio da Avenida Paulista, já me sinto a ler um livro do bom e velho Pereira Coutinho. Righty-ho e what not, João.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Grande Zé, nessa jornada o meu amigo não teria a minha companhia, que a meio da Av. Paulista estava a imaginar-me a fazer outras coisas. Por exemplo sair de lá e ir em direcção aos Jardins (para quem não conhece, o bairro mais chique de S. Paulo). Lá, confortavelmente instalado no Hotel Emiliano, então sim, teria a companhia de P.G. Wodehouse. Abraço.
Falando em velhos amigos (no sentido wodehousiano do termo, e não na acepção cronológica) olha olha quem apareceu! Welcome back, old sport.
Post a Comment