"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

5.9.07

O Setembro Negro e os 11 de Israel


Foram os primeiros Jogos Olímpicos de que me lembro. E também o primeiro atentado terrorista. Recordo que estava animadamente a fazer a colecção de cromos (dos Jogos, não das facções e fracções armadas), que tinham umas caricaturas muito engraçadas... pareciam uma coisa divertida e positiva, as tais das Olimpíadas. Até aparecer aquela modalidade de matar e raptar os israelitas. Será daí que me veio a simpatia pela causa dos filhos de Jacob? Duvido. Mas, mais tarde, quando essa simpatia começou a nascer, deve ter encontrado fertilizante nessa memória recôndita. Faz hoje 35 anos.

O que é que acabará primeiro? Os Jogos Olímpicos ou o terrorismo deste género? Algo me diz que não será Medinat Yisra'el (ou Daulat Isra'il, ישראל para os amigos)...

1 comment:

Anonymous said...

Munique, 1972. Lembro-me razoavelmente até porque nesses Jogos Olímpicos nadou um senhor que ainda hoje considero o maior desportista de todos os tempos: Mark Spitz, o homem que levou para casa 7 medalhas de ouro, o que é obra... obra tal que ainda se mantém como record. Como também me lembro da célebre frase do presidente do COI na altura (o nome do senhor acho que nunca soube) “os Jogos devem continuar”. Na minha opinião não deviam ter continuado. Jogos Olímpicos ou terrorismo desse género, o que acabará primeiro? Algo me diz o mesmo que tu.