"Pode ser que sim. Pode ser que não. Não posso garantir." - in Astérix, A Volta à Gália

10.11.06

Desinutilidades gráficas

Recentemente, vá-se lá saber porquê e para quê, a palavra logotipo foi contemplada com um acento. Supostamente, passou a escrever-se 'logótipo'. Não faço ideia se também se pretende que seja pronunciada assim. Nunca experimentei e não faço tenções. Quanto à forma gráfica, confesso que me vejo obrigado, em certas e determinadas circunstâncias, a adoptar a nova forma. Mas evito o mais que posso. Para coisas esdrúxulas e proparoxítonas já basta a vida.

O que se segue, a propósito ou a despropósito, são três potenciais logotipos. Três formas diferentes de assinar (José, o Alfredo, neste caso). Todas by Tolkien, como é bom de ver. Runas de hobbit,


runas dos anões de Moria


e Tengwar, um cursivo desenvolvido pelo próprio Fëanor himself (o criador dos Silmarils, para quem eventualmente não esteja a par de todos os detalhes).

4 comments:

Anonymous said...

Esse Feanor não devia ter muito que fazer...

Anonymous said...

por aqui se ve que na realidade, os hobbits não andam assim tão longe dos anões.

José, o Alfredo said...

Esse Fëanor era até, pelo contrário, um elfo bastante ocupado. A sua curta vida dava um livro, ou mesmo três filmes. Entre hobbits e anões, poderiam até não andar longe uns dos outros, se medidos aos palmos, mas os primeiros andavam muito mais silenciosamente.

Anonymous said...

Não te sabia fã desse Mundo. Espero que vás fazendo mais posts desinúteis sobre o tema :)